Apren | Associação de Energias Renováveis

APREN acolhe reunião do grupo da Wind Europe "National Associations CEOs"


A APREN acolheu uma reunião do grupo da Wind Europe “National Associations CEOs”. O evento, onde foi discutida a estratégia do setor eólico na Europa, teve lugar em Lisboa, no dia 5 de setembro.

A energia eólica no espaço europeu

A indústria da energia eólica tem sido um motor da industrialização europeia da última década, enfrentando agora novos desafios que interessa identificar.

Uma das incertezas passa pela evolução do preço de mercado marginalista, muito dependente do ritmo de desativação do parque de centrais a carvão, que pode provocar um excesso de potência. Este facto deprime artificialmente o preço do mercado e pode vir a atrasar o desenvolvimento da indústria europeia das renováveis, como um todo.

Foi defendida na reunião a importância de adaptação do modelo de mercado de eletricidade, a necessidade de criar regras para o “repowering”, a correta valorização do mercado de carbono, entre muito outros aspetos. 

Como exemplo, foram referidos os recentes concursos de renováveis da Europa, em que a energia eólica venceu largas centenas de MW -caso da Alemanha, de Espanha e de França, que asseguram previsibilidade à indústria e garantem os preços mais competitivos possível.

No primeiro semestre de 2017, a nova potência instalada foi de 6,1 GW, esperando-se manter um ritmo de instalação superior a 12 GW por ano até 2030, mesmo no cenário pouco ambicioso proposto pela Comissão Europeia no pacote “Clean Energy” .

Foram ainda analisados diferentes aspetos da nova Diretiva das Renováveis.





todos os direitos reservados