Apren | Associação de Energias Renováveis

APREN celebra o Dia Internacional das Florestas na Universidade de Coimbra


A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis assinalou o Dia Internacional das Florestas com uma mesa redonda dedicada à “Importância da Biomassa no Mix Energético Nacional”. O evento realizou-se a 24 de março, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Do painel de oradores constaram António Sá da Costa (APREN); Luís Neves, Miguel Almeida, Xavier Viegas, Luís Fonseca e Isabel Abrantes (Universidade de Coimbra); Sónia Figo (Centro da Biomassa para a Energia) e Frederico Pisco (The Navigator Company).

Para consultar o programa do evento, clique aqui.

Consulte abaixo as apresentações dos intervenientes.
As florestas e a Biomassa

Os subprodutos florestais, quando queimados, são uma fonte de energia que pode ser usada em centrais térmicas para produzir eletricidade, tendo igualmente um importante papel na produção de calor. Usar os resíduos da floresta com este fim diminui o risco de incêndio, se a limpeza das florestas for conjugada com o ordenamento florestal.

A APREN e as Universidades

A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes instituições de ensino superior de Portugal, para celebração dos dias temáticos relacionados com as fontes de energia renovável. Pretende-se assim consolidar a relação da associação com as universidades, através de um papel ativo na divulgação de informação sobre as energias renováveis, de uma forma pedagógica e envolvente.






todos os direitos reservados