Dia Internacional das Florestas 2018

A APREN assinalou o Dia Internacional das Florestas com uma mesa redonda dedicada à “Importância da Biomassa no Mix Energético Nacional”. O evento realizou-se a 23 de abril no Instituto Superior de Agronomia, e contou com a participação da The Navigator Company e do CBE - Centro da Biomassa para a Energia.

 

No evento foi destacada a importância da biomassa, tanto na produção de energia elétrica como no aquecimento e noutras indústrias como a produção de papel e pastas de papel. Foi ainda realçada a responsabilidade da política pública na remoção e recolha da biomassa residual florestal e o custo da gestão dessa cadeia logística, tendo em conta todos os custos e prejuízos evitados por diminuir o risco de incêndio.

 

Os intervenientes destacaram ainda as várias utilizações da matéria-prima florestal, como a utilização dos cepos e eucalipto na biorefinaria (biofuel), na indústria do papel e na produção de compostos fitofarmacêuticos (antioxidantes, antimicrobianas e antitumorais). 
 

A APREN e as Universidades
 
A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes instituições de ensino superior de Portugal, para celebração dos dias temáticos relacionados com as fontes de energia renovável. Pretende-se assim consolidar a relação da associação com as universidades, através de um papel ativo na divulgação de informação, de uma forma pedagógica e envolvente.

 

As florestas e a Biomassa
 
Os subprodutos florestais, quando queimados, são uma fonte de energia que pode ser usada em centrais térmicas para produzir eletricidade, tendo igualmente um importante papel na produção de calor. Usar os resíduos da floresta com este fim diminui o risco de incêndio, se a limpeza das florestas for conjugada com o ordenamento florestal.

Programa
Apresentação de António Sá da Costa (APREN)
Apresentação de Jorge Gominho (ISA)
Apresentação de Solange Araújo (ISA)
Apresentação de Teresa Almeida (CBE)
Apresentação de Frederico Pisco (The Navigator Company)