Dia Mundial do Vento 2018

A APREN assinalou o Dia Mundial do Vento com uma mesa redonda dedicada ao tema ‚ÄúA Energia E√≥lica: Presente e Futuro". O evento realizou-se a 15 de junho na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e contou com a participa√ß√£o da Enercon, Finerge e EDP Renov√°veis.

 

Em an√°lise estiveram temas como "O setor da eletricidade renov√°vel em Portugal"; "A investiga√ß√£o como fator de sucesso em Portugal"; "Os desafios na opera√ß√£o das centrais e√≥licas em Portugal" ou "Os desafios da produ√ß√£o e√≥lica em Portugal - repowering vs. extens√£o de vida √ļtil dos aerogeradores".

 

O Dia Mundial do Vento

 

O Dia Mundial do Vento foi criado em 2007 pela Wind Europe, com o intuito de chamar a aten√ß√£o para o grande potencial do vento como recurso de produ√ß√£o de eletricidade renov√°vel. 

 

A energia eólica em Portugal

 

Desde o ano 2000 tem-se vindo a verificar um crescimento contínuo das centrais eólicas em Portugal, motivado por uma aposta estratégica da política nacional e europeia nos recursos endógenos e renováveis.

 

A energia e√≥lica tornou-se um recurso marcante no mix el√©trico nacional, contribuindo de forma decisiva para que as fontes de energia renov√°vel tenham passado a ter uma express√£o superior √† gera√ß√£o a partir de combust√≠veis f√≥sseis. Em 2017, a eletricidade gerada por origem e√≥lica correspondeu a 23,6% do consumo nacional, induzindo uma redu√ß√£o bruta no pre√ßo do mercado grossita da eletricidade de 580 milh√Ķes de euros.

 

O setor e√≥lico tem contribu√≠do de forma determinante para a economia nacional, gra√ßas ao desenvolvimento de dois clusters industriais e de servi√ßos (atrav√©s de empresas nacionais e internacionais a operar no pa√≠s). Esta realidade tem tamb√©m contribu√≠do para a gera√ß√£o de emprego nacional direto e indireto, para a incorpora√ß√£o com r√°cios de cerca de 90% nas centrais e√≥licas e para a exporta√ß√£o de equipamentos, num volume anual pr√≥ximo de 400 M‚ā¨ e com um r√°cio de exporta√ß√£o superior a 80%.

 

A APREN e as Universidades
 
A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes institui√ß√Ķes de ensino superior de Portugal, para celebra√ß√£o dos dias tem√°ticos relacionados com as fontes de energia renov√°vel. Pretende-se assim consolidar a rela√ß√£o da associa√ß√£o com as universidades, atrav√©s de um papel ativo na divulga√ß√£o de informa√ß√£o sobre as energias renov√°veis, de uma forma pedag√≥gica e envolvente.

Programa
Apresentação de José Medeiros Pinto
Apresentação de António Esteves
Apresentação de Celso Xavier
Apresentação de João Luiz Afonso
Apresentação de António Lobo Gonçalves