Apren | Associação de Energias Renováveis
 «    Maio  |  2017     »
D S T Q Q S S
  1 2 3 6
7 13
14 15 16
21 22 23 24 25 26 27
28 30      

Evento Internacional
Evento Nacional

Agenda de Eventos

Dia da Energia
 
Data: 2017-05-29
Hora: 18:00
Local: Ordem dos Engenheiros, Lisboa

A APREN em parceria com a Ordem dos Engenheiros vai organizar um evento de fim de tarde para promover o debate sobre o futuro da energia renovável na produção de eletricidade em Portugal.

Esta discussão é atual e oportuna, pois está a ser discutido o novo pacote Europeu sobre a Energia proposto pela Comissão Europeia e que será sujeito a uma contraproposta do Parlamento Europeu em junho próximo. Paralelamente, Portugal está numa fase de transição de fim de vida útil de centrais térmicas a carvão e gás natural, ao mesmo tempo que a Secretaria de Estado da Energia e a Direção Geral de Energia e Geologia anunciam que foi já atribuído um conjunto alargado de licenças para centrais fotovoltaicas de larga escala, as quais irão alterar de forma significativa o nosso mix energético.

Todos estes fatores, acrescidos pela mudança de paradigma futuro de um sistema muito suportado em tarifas feed-in para um sistema mais transparente, baseado em mercado livre e concorrencial, coloca um desafio à entrada de centrais fotovoltaicas em mercado, quando têm que competir num mercado ibérico em que as distorções de mercado ainda são grandes, com apoios e remunerações garantidas à produção fóssil e nuclear e em que a península Ibérica é muito pressionada pelos mercados franceses e alemão que têm a energia elétrica em mercado spot muito barata.

Nesta discussão não pode ficar de fora o tema do auto-consumo em Portugal, que é uma forma muito estimulante e economicamente interessante para a produção fotovoltaica e para a eficiência e mix energético do País.



todos os direitos reservados