Notícias

2018-09-20
Clima e energia
Podemos negociar com governos, sindicatos, troikas, mas não podemos negociar com a natureza. O debate sobre as alterações climáticas, o papel da energia e as políticas para mudar a situação deve ser feito com base na racionalidade, no conhecimento...
2018-09-19
A nossa electricidade é mesmo a mais cara da Europa?
É falso afirmar que a tarifa da eletricidade para os consumidores domésticos é a mais cara da Europa. Esta, sem taxas e impostos, fica abaixo da média dos países da UE e, quando se adicionam taxas e impostos, também se situaria abaixo da média da UE se a...
2018-09-19
Espanha suspende impostos sobre as elétricas para travar escalada dos preços
Espanha vai suspender taxa sobre a produção de eletricidade e o imposto do sol. São medidas extraordinárias para travar impacto da escalada de preços no mercados grossista que também apanha Portugal.
2018-09-18
Centrais solares vão ter de comprar direito a injectar na rede
Governo vai lançar leilões de capacidade de rede para ajudar a financiar os novos projectos que não "cabem" na rede actual.
2018-09-18
Portugal apoia hidrogénio para abastecimento de energia limpa
Portugal subscreveu, esta terça-feira, a "Iniciativa Hidrogénio", que promove o potencial do hidrogénio para o abastecimento em toda a Europa.
2018-09-17
Olhando o futuro da energia
Tem-se assistido nos últimos 30 anos a uma evolução muito grande no setor da energia. Essa transformação aconteceu primeiro no setor da produção e da eficiência e só muito mais tarde é que começou a ser sentida pelos consumidores.
2018-09-17
Pedro Norton vai ser o novo presidente executivo da energética Finerge
O antigo presidente executivo do grupo Impresa, Pedro Norton, vai ser o novo 'Chief Executive Officer' (CEO) da Finerge, o segundo maior produtor de energia eólica em Portugal, foi hoje anunciado.
2018-09-17
O maior parque eólico do mundo já está a funcionar
No Walney Extension cabem mais de 20 mil campos de futebol. Ao todo são 87 turbinas que se estendem por uma área de 145 quilómetros quadrados.
2018-09-16
CMEC. “Estado tirou dinheiro de um bolso e meteu no outro”
As renováveis são acusadas de, junto com os CMEC, terem criado um "monstro elétrico". O presidente da APREN reage às críticas.
2018-09-14
BAD dá um milhão de dólares a Angola para investimentos em energias renováveis
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje que vai emprestar um milhão de dólares a produtores independentes de energia de Angola para encorajar o investimento privado em energias renováveis.