Apren | Associação de Energias Renováveis

Biomassa

A biomassa é toda a matéria orgânica de origem vegetal ou animal capaz de se regenerar num curto espaço de tempo e de um modo sustentável. A biomassa compreende os subprodutos da floresta, agricultura, pecuária e os resíduos orgânicos sólidos urbanos. A correta gestão e exploração da biomassa reduz dramaticamente a probabilidade de incêndios florestais, pois contribui para a limpeza das matas, pastagens e recursos florestais.


Nas centrais de biomassa florestal, produz-se eletricidade através da queima direta da biomassa, de modo a obter energia calorífica que transforma a água no estado líquido em vapor, que por sua vez, vai mover turbinas e acionar geradores elétricos. Apesar deste processo libertar dióxido de carbono para a atmosfera, o balanço de emissões de CO2 é nulo, uma vez que as plantas que deram origem ao combustível durante o seu ciclo de vida absorvem quantidades de CO2 que compensam as emissões.

A bioenergia é o termo utilizado para designar a energia gerada através da conversão da biomassa, que tanto pode ser eletricidade como combustíveis líquidos e gasosos.






todos os direitos reservados