Apren | Associação de Energias Renováveis

Eólica

A energia eólica, o que vulgarmente chamamos de vento, é causada por diferenças de pressão ao longo da superfície terrestre, devidas à radiação solar recebida na Terra ser maior nas zonas equatoriais do que nas zonas polares. O vento já foi usado para deslocar barcos à vela, moer cereais ou elevar água dos poços. 


Atualmente a energia eólica é vista como uma das mais promissoras fontes renováveis de energia, sendo caracterizada como uma tecnologia madura que pode contribuir para a segurança do abastecimento energético, sustentabilidade ambiental e viabilidade económica do sistema 
As centrais eólicas têm aerogeradores cujas pás rodam com a força do vento, fazendo rodar o eixo do gerador, que produz eletricidade. Além das instalações em terra (onshore), as centrais eólicas também podem ser instaladas no mar (offshore).

Em Portugal, os melhores locais para aproveitamento da energia eólica encontram-se junto ao litoral oeste, na zona centro, e em algumas regiões do interior norte. Geralmente, nestes locais as velocidades do vento situam-se entre os 6 e os 7 m/s.






todos os direitos reservados