Apren | Associação de Energias Renováveis

PV Financing apresenta relatório sobre políticas europeias do setor solar fotovoltaico


O projeto “PV Financing” apresentou o seu relatório final sobre definição de políticas europeias que encorajem novos modelos de negócio no setor solar fotovoltaico (FV), intitulado “Designing EU policy to encourage new solar business models”, num seminário para a comunidade política europeia que decorreu no dia 2 de maio em Bruxelas.

O relatório apresenta dez alterações políticas que podem impulsionar o desenvolvimento de negócios do setor solar FV com potencial na Europa e facilitar o seu financiamento. Atualmente os quadros regulatórios referentes ao desenvolvimento do setor FV são muito diferentes entre Estados Membros, enquanto que o autoconsumo é permitido na maioria dos países europeus, em vários mercados a produção e venda de eletricidade de origem FV a terceiros não é permitida ou é inviabilizada por impostos. Um dos objetivos principais deste projeto é identificar e remover as barreiras que dificultam a implementação de sistemas FV na Europa.

De acordo com Jörg Mayer, diretor da Associação Solar Alemã e coordenador deste projeto: “O projeto PV Financing entrou numa fase crucial do mercado FV europeu, com a reversão da tendência para modelos de negócio e financiamento FV autossustentados. Apesar das tarifas bonificadas ainda serem necessárias em muitos países, estes novos modelos de negócio podem acelerar a propagação do mercado e desbloquear novos segmentos de mercado e novos stakeholders. O projeto apoia este desenvolvimento através de orientações práticas e de recomendações.” 

Durante o seminário foram apresentados dois modelos de negócio em franca ascensão na Europa que poderão, nos próximos anos, redefinir o mercado da eletricidade de origem FV. O primeiro é o modelo de fornecimento por moradores que dão acesso à eletricidade FV a edifícios multifamiliares. Este já é um modelo potencial na Áustria, França e Alemanha, mas onde ainda são necessárias algumas alterações regulatórias para o implementar com sucesso. O segundo modelo baseia-se em contratos de aquisição de energia, que já são uma referência no Reino Unido e na Itália.

O projeto “PV Financing” é um projeto de investigação financiado pela Comissão Europeia com a duração de dois anos e meio, para a disseminação de melhores práticas em termos de novos esquemas de financiamentos e modelos de negócio para o setor FV para toda a Europa.

Para mais informação sobre o projeto “PV Financing", clique aqui.





todos os direitos reservados