IDEAS

IDEAS: Tecnologias Inovadoras Para Melhorar a Sustentabilidade dos Edifícios

 

Os edifícios desempenham um papel muito importante no equilíbrio energético global. Representam cerca de 40% do consumo total de energia da União Europeia e 36% das emissões de gases com efeito de estufa derivadas do setor energético.

 

A estratégia de renovações da União Europeia exige que o consumo energético dos edifícios seja reduzido em 14%, e que o consumo no aquecimento e arrefecimento diminua em 18% até 2030. A implementação de sistemas de energias renováveis será, por isso, essencial para atingir estes objetivos.

 

Normalmente estes sistemas requerem mais espaço do que o possível num contexto urbano denso. Os edifícios de apartamentos e escritórios têm pouco espaço nos respetivos telhados e em seu redor, o que significa que os requisitos de espaço das tecnologias solares e geotérmicas são, muitas vezes, insuficientes para responder às necessidades de energia dos edifícios.

 

Nesse sentido, o projeto IDEAS reúne uma série de melhorias de eficiência e escala para sistemas como o solar térmico, solar fotovoltaico e geotérmico, permitindo a utilização de uma área mais pequena. Desta forma, os edifícios localizados em ambientes urbanos conseguirão utilizar mais energia proveniente de fontes renováveis, melhorando o seu desempenho.

 

Poderá saber mais sobre o projeto aqui.

 

 

Componentes Chave:

 

Camada luminescente downshifting (LDS)

Concentradores parabólicos compostos (CPC)

Materiais de mudança de fase (PCM)

Permutadores planos para fontes de calor geotérmicas (GSHX

Bomba de calor ar-água (AWHP)

Chão Radiante

Software para Edifícios Inteligente

O diagrama abaixo mostra como os componentes do IDEAS se conjugam:

 

 

Eficiências Integradas

 

As melhorias na gestão de espaço e da eficiência que os vários componentes permitem estão integradas num sistema de gestão de edifícios inteligente. Este sistema antecipa as necessidades energéticas dos edifícios, criando uma temperatura ambiente constante e confortável.

 

 

Testagem

 

A instalação do protótipo foi muito bem-sucedida, com aumentos de eficiência registados superiores a 20%. Neste momento existem já duas instalações de demonstração no mundo real (em Mayo/ Irlanda e Ferrara/Itália). Ambos os edifícios têm climas e condições de utilizador muito diferentes, refletindo transversalidade no que toca a possíveis aplicações para a tecnologia. As reações dos utilizadores às instalações têm sido muito promissoras.

 

O IDEAS apresentará o sucesso da sua instalação irlandesa em maio de 2022 num evento público. Após este lançamento, será iniciada a terceira fase do trabalho procurando ativamente parceiros da indústria dos sectores relevantes de eficiência energética em toda a Europa, com vista à produção desta nova tecnologia.

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail: info@horizon2020ideas.eu

 

O projeto IDEAS é liderado pelo Departamento de Engenharia Civil, Estrutural e Mecânica no TCD (Trinity College Dublin), utilizando recursos laboratoriais modernos em estreita parceria com a Universidade de Belfast.

 

Os outros parceiros do IDEAS são universidades, associações, organizações públicas e privadas com locais de exposição situadas a norte e sul da Europa, nomeadamente, na Irlanda e em Itália:

 

  • APESF & APREN (Portugal);
  • APK Architects Ltd (Irlanda);
  • Energy Co-operatives (Irlanda);
  • Fasthouse (Irlanda do Norte;
  • Institute Mihailo Pupin (Sérvia);
  • LEITAT Technological Center (Espanha);
  • LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia (Portugal);
  • Mayo County Council (Irlanda);
  • Phase Change Material Products Ltd (Reino Unido);
  • Power Capital (Irlanda);
  • Trinity College Dublin (Irlanda);
  • Ulster University (Irlanda do Norte);
  • University of Ferrara (Itália);
  • University of Cagliary (Itália).