Shorewinner

Constituído por um consórcio de 22 membros de cinco países europeus (Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre), o projeto é gerido pelo Instituto Politécnico do Porto e conta com a parceria da APREN.

 

O SHOREWINNER é um projeto de quatro anos concebido para impactar tanto as pessoas quanto as organizações envolvidas no ecossistema de energia renovável offshore no sul da Europa. A expectativa é que os resultados contribuam significativamente para a formação de uma força de trabalho qualificada e diversificada.

 

O objetivo principal do projeto é abordar as necessidades do setor, especialmente a energia eólica, através do desenvolvimento de competências, qualificações e requalificação da força de trabalho. Para facilitar a partilha de conhecimento e recursos entre os participantes, vão ser criadas Comunidades de Prática que criam pontes entre cinco Centros de Excelência Profissional (CoVE), um por cada país envolvido no projeto.

 

O projeto vai organizar programas de formação, estágios, intercâmbios, workshops e seminários para apoiar o desenvolvimento profissional, com base nos interesses dos CoVE. Estes programas estão desenhados com a intenção de contribuir para a dupla transição verde e digital, com uma mão de obra mais qualificada.

 

É esperado que o projeto tenha um impacto significativo em Portugal, sobretudo no fortalecimento da educação e emprego neste setor. A participação de organizações portuguesas (APREN, INOVA+, P.Porto, EPATV, FOR-MAR, Voltalia) destaca o compromisso de Portugal com a formação profissional e o desenvolvimento sustentável da indústria de energia renovável.