WIMBY

WIMBY: Envolver as comunidades locais para a aceitação da energia eólica na UE 

 

O projeto Horizon Europe, iniciado no início de 2023, desenvolverá ferramentas inovadoras para facilitar a interação de cidadãos e partes interessadas, em particular a partilha de conhecimento, avaliação colaborativa de impactos, controvérsias e potencial de inovação social de novas parques eólicos onshore e offshore. 

 

O projeto WIMBY - Wind In My BackYard: Using holistic modelling tools to advance social awareness and engagement on large wind power installations in the EU - é uma iniciativa do programa Horizon Europe que visa promover a consciencialização e a interação social sobre parques eólicos de grandes dimensões na União Europeia, através do desenvolvimento de ferramentas de modelagem holística. O projeto teve o seu início oficial em janeiro de 2023.

 

Durante os próximos três anos, os investigadores do WIMBY cooperarão para desenvolver um novo conjunto de ferramentas que promoverão o envolvimento direto das comunidades locais no planeamento, implementação e coexistência de longa data com parques eólicos. A WIMBY pode abrir caminho para um futuro mais verde e sustentável ao facilitar a aceitação de parques eólicos amplamente aceitos pelo público e economicamente viáveis, ao mesmo tempo em que reconhece e aborda as preocupações das comunidades locais e considera os aspetos ecológicos. 

 

Promover a colaboração para o desenvolvimento sustentável da energia eólica:

 

Embora a energia eólica seja considerada uma das soluções mais promissoras para reduzir as emissões de carbono e mitigar as mudanças climáticas, também encontrou, por vezes, resistência no que toca a regulamentos restritivos e reação de comunidades locais. 

 

O projeto WIMBY aborda esses desafios, envolvendo ativamente os cidadãos e as partes interessadas em todo o processo de desenvolvimento e recolhendo as suas preocupações e feedback. Para promover uma comunicação aberta e transparente, o Consórcio WIMBY designou uma equipa multidisciplinar que co-desenvolverá uma série de ferramentas interativas de engajamento que podem ser usadas por qualquer pessoa, tanto especialistas quanto não especialistas, facilitando a ampla participação nas diferentes fases do projeto. 

 

As ferramentas incluirão uma plataforma Web-GIS, um ambiente 3D imersivo e um fórum de discussão aberto, permitindo que os utilizadores troquem opiniões e tomem decisões informadas. 

 

O projeto recolherá dados do mundo real em quatro locais piloto localizados na Áustria, Itália, Noruega e Portugal e envolverá diretamente as comunidades locais para identificar os fatores que influenciam a atitude pública em relação à energia eólica e suas aplicações. 

 

Os casos-piloto selecionados cobrem uma ampla gama de características geográficas, tecnológicas, transsocietais e ecológicas que garantem que as ferramentas desenvolvidas sejam relevantes e úteis tanto para os desenvolvedores de energia eólica quanto para os cidadãos, promovendo uma transição justa para a futura cidadania energética. 

 

Coordenador Científico do Projeto - Luís Ramirez Camargo (Utrecht University):
A energia eólica deve ser implementada num ritmo muito mais rápido se quisermos atingir as metas globais de proteção do clima. A tecnologia amadureceu consideravelmente nas últimas décadas, sabemos como mitigar potenciais impactos negativos e lucrar substancialmente com os impactos positivos. No entanto, ainda precisamos desenvolver a consciencialização para fortalecer uma transição energética que coloque a implementação da energia eólica no topo da agenda de governos, empresas, comunidades e cidadãos. No WIMBY vamos reunir todo o conhecimento e experiência do consórcio em ferramentas desenvolvidas em co-desenvolvimento com as partes interessadas, o que nos deverá ajudar a contribuir para essa transição. 

 

Parceiros e objetivos:


Os 16 parceiros europeus do Consórcio WIMBY irão partilhar a sua experiência multidisciplinar para abordar todos os pontos que intervêm no desenvolvimento da energia eólica: estudos do território, tanto no que diz respeito aos impactes na biodiversidade, na paisagem como nas comunidades; estudos técnicos para o desenvolvimento das ferramentas mais adequadas e de fácil utilização; ciência cidadã e metodologias de pesquisa social para desenvolver as melhores práticas para envolver as partes interessadas locais nos processos de tomada de decisão. 

 

Para a APREN:
O futuro apresenta grandes oportunidades para o setor eólico, dado o desenvolvimento já alcançado e também o compromisso assumido por Portugal para a descarbonização até 2030, mas Portugal deve estar atento a todas as questões sociais, ambientais e económicas que podem criar barreiras a esta implantação. Para atingir os objetivos definidos com apoio público total é essencial estudar e desenvolver soluções inovadoras que levem ao envolvimento ativo do cidadão e sejam impulsionadores de mudança social, apropriação social e novas práticas sociais. Assim, a APREN, que é a voz do setor eólico em Portugal, acredita verdadeiramente que o valor acrescentado criado pelo WiMBY contribuirá para um desenvolvimento eólico mais suave nos próximos anos. 

 

WIMBY é um projeto que coloca no centro as necessidades dos cidadãos e das comunidades, procurando encontrar os melhores compromissos e ferramentas para quebrar as barreiras ao desenvolvimento da energia eólica e contribuir para a ação conjunta de descarbonização da União Europeia. Todos os cidadãos europeus são convidados a seguir o projeto e ser parte ativa da pesquisa, lendo as atualizações e conquistas mais recentes no site oficial e nas principais mídias sociais

 

Saiba mais em: