Espaço Associado
Quantas vezes já ouviu falar sobre a transição energética? É um conceito que já faz parte das nossas vidas há alguns anos. Pelo menos para aqueles de nós que fazemos parte do setor das Energias Renováveis.
Neste texto, não falarei da necessidade de mudar a forma como consumimos energia. E quando falo na forma, incluo todos os conceitos: como é gerada, tecnologia utilizada, eficiência na transformação e utilização, a sua distribuição e armazenamento. Mas falarei sobre a necessidade de ampliarmos o foco da ação até agora concentrada na energia elétrica.
Porquê Hidrogénio?
A eletrificação com motores elétricos, bombas de calor, baterias, etc. é excelente e, sempre que possível, é quase sempre a solução mais eficiente e económica. No entanto, existem também sectores e indústrias que são difíceis ou impossíveis de electrificar, devido à densidade de energia necessária (não fornecida pelas baterias), à necessidade de uma matéria-prima (não aos electrões) ou aos requisitos de temperatura nos fornos existentes. Esses setores incluem siderurgia, transporte marítimo, transporte aéreo, produção petroquímica e de fertilizantes e indústria de cimento. O hidrogénio verde, produzido pela eletrólise da água utilizando energias renováveis (como a solar ou a eólica), pode ajudar a descarbonizar estes setores. Para alguns destes casos de utilização – particularmente o transporte marítimo, o transporte aéreo e a substituição do metanol fóssil e do amoníaco em produtos químicos e fertilizantes – o que é necessário não é o hidrogénio diretamente, mas os seus derivados e-metanol, e-querosene e e-amónia, o os dois primeiros também requerem uma fonte biogênica de CO2 além do hidrogênio verde para sua produção.
Além disso, o hidrogénio pode atuar como vetor sazonal de armazenamento de energia, permitindo que o excesso de energia eólica e solar seja absorvido em momentos de alta geração e liberado quando os recursos são menores. Embora a eficiência do ciclo completo seja muito inferior à das baterias, isto pode ajudar a equilibrar as discrepâncias a longo prazo entre a oferta e a procura (renováveis).
É claro que o hidrogénio não é uma panaceia... Por enquanto, fornece uma solução tecnológica para alguns dos grandes desafios da transição energética. Mas há outro desafio ainda maior. Rentabilidade.
A produção de hidrogénio em escala requer uma enorme quantidade de electricidade e requer electrolisadores dispendiosos, cujos preços aumentaram em vez de descerem ao longo do último ano. Isto resulta em custos do hidrogénio verde e dos seus derivados que são 3 a 8 vezes superiores aos seus equivalentes fósseis. Bem que disse que era um desafio muito grande!
É claro que, como acontece com qualquer avanço tecnológico, deverá passar por uma curva de aprendizegem. Isto requer I&D e investimento significativos para melhorar, simplificar e aumentar a eficiência dos processos de produção e transporte do hidrogénio e dos seus derivados. Isto irá, sem dúvida, levar a uma redução nos custos de geração. Mas ainda não pode ser totalmente suportado pelos produtores. Tal como as energias renováveis precisavam de tarifas feed-in para reduzir as curvas de aprendizagem, também o hidrogénio verde necessita de intervenção regulamentar sob a forma de medidas de incentivo (cotas para o hidrogénio verde como referido na “RED III”), bem como de subvenções e outras subsídios. Já alcançámos a paridade da rede com a energia eólica e solar fotovoltaica em muitos locais, agora teremos de conseguir o mesmo com o hidrogénio verde.
Em Portugal estão reunidas as condições necessárias para desenvolver projetos de geração de hidrogénio verde de forma mais eficiente do que na maioria dos outros locais do mundo e certamente na Europa. Possui bons recursos eólicos, solares e hídricos, possui uma rede elétrica desenvolvida e, não menos importante, possui enormes quantidades de CO2 biogénico disponível. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas a oportunidade é enorme!
Além disso, Portugal faz parte, juntamente com Espanha, França e Alemanha, do projeto do corredor de hidrogénio verde H2Med. O corredor H2Med consiste na ligação do gasoduto de transporte de hidrogénio da Península Ibérica ao noroeste da Europa, com o objetivo de transportar cerca de 10% do consumo total de hidrogénio previsto para a Europa até 2030, dos 20 milhões de toneladas que se prevê consumir anualmente.
Como sociedade, devemos trabalhar para conservar o planeta em condições habitáveis, e isso exige atingir Net Zero até 2050 e salvaguardar os recursos naturais que são essenciais para a nossa sobrevivência e para as nossas próximas gerações. A ENERTRAG, por exemplo, está comprometida com a transição energética, com o seu pipeline de projetos de energias renováveis, bem como com projetos de hidrogénio verde a nível mundial e em Portugal.