Qair Energy

Espaço Associado

A Qair está a construir os maiores projetos piloto flutuantes de energia eólica e H2 em França, e ganhou 2 GW de capacidade offshore, incluindo um projeto flutuante, na Escócia.

 

Artigo de Alicia Gonzalez Pola (Project Manager) e Pablo Alcon (Director Offshore Wind Spain & Portugal)

 

Portugal está a passar por uma profunda eletrificação da procura energética e por uma rápida expansão da geração de eletricidade renovável, juntamente com um aumento da eficiência energética. Os objetivos políticos portugueses são claramente definidos através de metas, estratégias nacionais detalhadas e regulamentos recentemente lançados e medidas específicas do sector. Assim, o Plano Nacional de Energia e Clima 2020-2030, (pendente de apresentação da sua versão final à Comissão Europeia até final de junho de 2024) aprovado pelo Conselho de Ministros, na Resolução n.º 53/2020, de 10 de julho (o “PNEC 2030”), estabelece metas nacionais para o horizonte 2030 de redução das emissões de gases com efeito de estufa (45% a 55%, face a 2005), de incorporação de energias renováveis ​​(47%) e de eficiência energética (35%), interligações (15%), segurança energética, mercado interno e investigação, inovação e competitividade e implementa as políticas e medidas para uma aplicação eficaz das orientações contidas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) e para o cumprimento das metas definidas.

 

Para atingir as metas acima mencionadas, é necessária uma rede reforçada (projetada tanto para uma injeção atualizada como para a demanda de energia), um mix energético bem planeado com uma carga de base energética confiável. Pelo seu perfil de geração de energia, entre outras mais-valias, a energia eólica offshore é o complemento perfeito neste mix energético; ainda mais, em combinação com o armazenamento de energia e/ou produção de hidrogénio renovável (H2), para garantir que as metas de neutralidade carbónica e a tão desejada independência energética de Portugal sejam alcançadas.

A energia eólica offshore, do tipo bottom fixed, é uma tecnologia já comprovadamente fiável, que está operacional há décadas na Europa, onde batimetrias rasas e altos recursos eólicos possibilitaram um rápido desenvolvimento desta tecnologia, que se tornou uma importante fonte de energia para países como Dinamarca, Reino Unido e Alemanha. Rapidamente se tornou evidente que estes projetos energéticos não eram apenas uma fonte de energia renovável, mas também um catalisador para o crescimento industrial sustentável, impulsionando significativamente as economias das regiões onde foram implementados.

E aqui estamos, em 2024, com o amadurecimento da energia eólica offshore flutuante e com questões que surgem sobre a sua competitividade económica em comparação com os LCOE solares e os preços atuais da energia na Península Ibérica. A energia eólica offshore poderá continuar a ser uma decisão política e devemos ter cautela ao assumir compromissos de longo prazo para desenvolver a indústria. Portanto, os fatores atuais, tais como a inflação elevada e o custo de capital, a elevada produção solar que conduz a cortes e a baixa procura de energia, devem ser cuidadosamente considerados.

 

Para maximizar os benefícios industriais a nível local, a cadeia de abastecimento portuguesa precisa de ser reforçada, por exemplo, através de mecanismos de incentivo (redução de impostos, proteção contra a inflação, etc.) e de uma reserva de projetos previsível. Duas palavras-chave: VISIBILIDADE e VOLUME. Ao compreender quando os projetos ocorrerão e a sua escala, os promotores e a cadeia de abastecimento poderão colaborar eficazmente para propor propostas com planos industriais locais robustos, gerando centenas de milhões em investimentos regionais e criando uma consequente quantidade de empregos. Além disso, alavancar os baixos preços da energia, estabelecer novos negócios relacionados com a energia eólica offshore e modernizar os existentes terá um efeito imediato na procura de energia, estabilizando os preços da energia e fortalecendo a indústria nacional portuguesa.

 

Sem dúvidas da necessidade do mix energético e dos benefícios económicos da energia eólica offshore, o restante elemento-chave é o impacto industrial e social destes projetos em Portugal. O impacto social inclui quaisquer efeitos ambientais no mar e perturbações em outras indústrias, como a pesca. Este elemento foi salvaguardado pelo Governo através da criação do PSOEM (Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional). 

 

A DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) definiu as áreas em colaboração com outros órgãos e incorporou o feedback do período de consulta pública. Estas áreas designadas (incluindo a participação pública) ajudam a minimizar o impacto potencial para que os projetos energéticos não entrem em conflito com espaços ambientalmente protegidos ou perturbem outras indústrias e o tráfego marítimo. Além disso, os promotores são obrigados a realizar avaliações abrangentes de impacto ambiental, implementar medidas de mitigação e maximizar a compatibilidade com outros usos, incluindo fornecer compensação quando a compatibilidade não for viável.).

Para alcançar um impacto positivo substancial tanto no ambiente como na economia, precisamos simplesmente de estabelecer um quadro regulamentar atraente e transparente para a energia eólica offshore. Isto deve incluir calendários de leilões bem definidos e um processo de licenciamento simplificado. Com esses elementos implementados, o caminho para o sucesso se abrirá naturalmente. De forma otimista, com os recentes anúncios prometendo clareza, todas as incertezas remanescentes deverão ser resolvidas até julho.

 

Em resumo, para que esta visão se torne realidade, os promotores devem ter uma VISIBILIDADE clara sobre a robustez do projeto, incluindo certeza sobre fatores como VOLUME, ocupação do fundo do mar, ligação à rede e preços da energia. A concretização desta cadeia de valor em Portugal exige a utilização de capital colossal, apresentando uma oportunidade incomparável para a cadeia de abastecimento e os promotores colaborarem de forma eficaz.

 

O hidrogénio renovável, tal como a energia eólica offshore flutuante, poderá representar uma peça crucial do puzzle na transição para um futuro sustentável que Portugal pretende alcançar. Alcançar a neutralidade carbónica em várias indústrias e sectores de transportes apenas através da eletrificação de energias renováveis ​​não é apenas um desafio, mas também seria insustentável a longo prazo. É aqui que o hidrogénio renovável (H₂) ocupará o centro das atenções, oferecendo uma solução viável e líder para colmatar a lacuna e conduzir Portugal em direção aos seus objetivos de neutralidade carbónica. Para que esta transição seja bem-sucedida, são essenciais uma regulamentação e infraestruturas robustas.

 

O primeiro pilar, a regulamentação, deve estar ancorado num quadro jurídico claro. A Estratégia Nacional do Hidrogénio é um bom começo, proporcionando um certo grau de certeza relativamente aos planos do governo para esta tecnologia transformadora. Neste contexto, é crucial que a transposição dos Atos Delegados considere a competitividade que Portugal deve manter face a outros países europeus com sistemas energéticos já fortemente descarbonizados. Para prosperar na indústria do hidrogénio renovável, é essencial maximizar a produtividade das instalações de produção de hidrogénio, o que inclui, entre outros fatores, a otimização dos seus horários de funcionamento. Por último, mas não menos importante, um processo de licenciamento transparente e requisitos ambientais rigorosos também são cruciais.

 

O segundo pilar principal, a infraestrutura – abrangendo gasodutos de H₂, pontos de injeção e instalações de varejo – deve ser desenvolvido através de uma estreita colaboração público-privada. Um excelente exemplo é o conhecido projeto H2Med, onde os governos de Portugal, Espanha e França, juntamente com empresas privadas de gás de cada país, estão a liderar a construção de uma rede transfronteiriça de gasodutos de hidrogénio. Outro exemplo notável é a rede emergente de pontos de venda promovida por empresas privadas. Estas iniciativas, embora ligadas a projetos com competitividade incerta devido à procura subdesenvolvida, são passos cruciais para o estabelecimento de um mercado retalhista de hidrogénio estável.

Voltando ao básico, o principal desafio reside em garantir a competitividade do hidrogénio renovável (H₂) em relação ao gás natural e outros tipos de hidrogénio. Este desafio é agravado pela atual baixa procura inicial e pelos investimentos cautelosos no sector. Tal como acontece com a indústria eólica offshore, navegamos num cenário moldado por decisões políticas. Para impulsionar esta mudança, os governos devem implementar incentivos robustos, tais como reduções fiscais, mecanismos de proteção contra a inflação e subvenções para os compradores fazerem a transição da sua tecnologia. Estas medidas ajudarão a estimular a procura e o investimento, abrindo caminho para que o hidrogénio renovável se torne uma fonte de energia viável e competitiva.

 

Para completar o paralelo com a energia eólica offshore, o hidrogénio renovável será igualmente crucial para acelerar a economia de Portugal, atraindo investimentos internacionais e promovendo colaborações. O hidrogénio renovável terá também um impacto profundo no desenvolvimento social e industrial do país, envolvendo um vasto conjunto de intervenientes-chave ao longo da sua cadeia de valor (Clientes, Produtores, Distribuidores e Transportadores, Entidades Financeiras, etc.). Ao integrar estas partes interessadas, o hidrogénio renovável pode impulsionar um crescimento económico significativo e posicionar o país como líder na transição global para a energia sustentável.

 

Tudo isso pode ser resumido numa única palavra: COLABORAÇÃO. Uma parceria estreita entre as administrações públicas e o setor privado é essencial para estabelecer uma base sólida tanto para a indústria eólica offshore como para a indústria do hidrogénio renovável. Esta colaboração criará um caminho claro para atrair investidores e fornecedores, garantindo o crescimento sustentável destes setores e enriquecendo Portugal. Temos a sorte de fazer parte destas indústrias emergentes, desempenhando um papel crucial no combate às alterações climáticas e abrindo caminho para um futuro sustentável.

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