Imprensa

2024-12-19
Economia azul: a importância das eólicas offshore
Pedro Amaral Jorge referiu que juntar o setor empresarial com a academia e os institutos tecnológicos é fundamental, já que só assim é possível criar tecnologias e inovações. 
2024-12-19
Carmona quer DGEG à luz da Agência do Clima, com dinheiro próprio e gestão flexível
"Transformar a DGEG num instituto público poderá mudar as coisas para melhor, sobretudo em termos de flexibilidade ao nível da gestão", disse Paulo Carmona.
2024-12-16
Armazenamento e hibridização: incertezas, resistências e retorno
É necessário um marco regulatório claro, aliado a reformas que garantam a competitividade do mercado nacional em termos de investimento.
2024-12-16
Como irá Portugal assegurar a evolução do setor da biomassa?
É fundamental que o Governo português adeque o quadro regulatório à realidade nacional, em matéria de biomassa florestal, de forma a assegurar a viabilidade da biomassa enquanto vetor energético.
2024-12-16
O sol e o vento abandonaram a Alemanha, mas a crise energética não regressou
 “Não estamos a caminhar para uma crise energética”, já que “este é um episódio muito circunscrito a um período no ano”.
2024-12-12
O mito da importação de eletricidade
Ao suprir as necessidades de consumo recorrendo à importação de eletricidade, aproveitando as ofertas mais competitivas no mercado, é possível manter mais baixos os preços de eletricidade em Portugal.
2024-12-11
Renováveis pesaram mais de 80% na produção de eletricidade em Portugal este ano
A energia solar duplicou o seu peso na produção de eletricidade em novembro face há um ano. Os dados foram divulgados hoje pela APREN.
2024-12-05
É aceitável cortar árvores para construir centrais solares?
Pedro Amaral Jorge | A pergunta pode ser feita de outra forma: há alternativas para a localização de centrais solares de forma a evitar por completo a remoção de árvores?
2024-12-02
Os benefícios do mercado ibérico da eletricidade
Portugal e Espanha uniram esforços para assegurar as condições entre ambos os sistemas elétricos, e em 2007 o Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL) começou a funcionar.
2024-12-02
A eletricidade ficou mais cara por causa do fecho das centrais a carvão?
A resposta é um claro “Não, a eletricidade em Portugal não ficou mais cara por causa do encerramento das centrais a carvão.