Imprensa

2022-06-27
A Conferência dos Oceanos pode ser um ponto de viragem?
Declarações de Pedro Amaral Jorge, presidente da APREN.
2022-06-27
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas - entrevista de rádio
Declarações de Pedro Amaral Jorge, presidente da APREN.
2022-06-25
APREN alerta para ilegalidade de taxas camarárias adicionais nas renováveis
A APREN está a alertar para a falta de fundamento jurídico no que toca à pretensão demonstrada por algumas câmaras municipais portuguesas de taxar adicionalmente a instalação de novos projetos de eletricidade renovável.
2022-06-23
APREN revela quais os municípios que taxam ilegalmente renováveis
Em exclusivo ao Negócios, o presidente da APREN aponta a mira às quatro autarquias do país que estão a fazer a vida difícil aos produtores de energias renováveis, seja criando taxas ilegais ou com entraves no licenciamento.
2022-06-23
APREN acusa autarquias de cobrança ilegal de taxas nos projetos renováveis
A APREN informou também que está a preparar um guia de licenciamento de projetos de energias renováveis, em colaboração com a APA e a DGEG, que são as entidades públicas que gerem estes processos.
2022-06-24
Mecanismo ibérico: um mal temporariamente necessário?
Entrou este mês em funcionamento o mecanismo ibérico, que impõe um preço de referência às centrais de ciclo combinado a gás natural na tentativa de fazer baixar o preço da eletricidade no mercado grossista.
2022-06-22
APREN alerta para a ilegalidade na cobrança de taxas adicionais pelas autarquias em novos projetos de renováveis
"As cedências a serem oferecidas pelos promotores que pretendam avançar com a instalação de potência renovável estão claramente definidas no Artigo 49º do  DL nº 15/2022."
2022-06-22
Apren denuncia "ilegalidade" na cobrança de taxas camarárias sobre projetos de energias renováveis
Perante as iniciativas de algumas autarquias para cobrar taxas a empresas que querem instalar grandes centrais solares, a APREN veio alertar para a "falta de fundamento jurídico" dessas ações municipais.
2022-06-22
Taxas camarárias adicionais cobradas sobre projetos de energias renováveis são ilegais
Na sequência de notícias que dão conta de municípios que estão a cobrar taxas adicionais por projetos de energias renováveis, a APREN alerta para a "ilegalidade" do procedimento.
2022-06-22
APREN considera ilegal Municípios aplicarem taxas adicionais a projetos de produção de energia renovável
A APREN alerta para a falta de fundamento jurídico no que toca à pretensão demonstrada por algumas Câmaras Municipais Portuguesas de taxar adicionalmente a instalação de novos projetos de eletricidade renovável.