Notícias

2018-10-16
OE2019: IVA desce na eletricidade e CESE é alargada às renováveis
Como o Jornal Económico noticiou, o alargamento da CESE à renováveis significa o fim da isenção deste imposto, prevista desde 2014, à produção em regime especial (PRE). Os produtores de energias renováveis que operam em regime de mercado continuam...
2018-10-16
Governo avança com certificados para a energia "verde"
A proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE 2019) promete a introdução de certificados para as energias renováveis e a criação dos "agregadores de mercado".
2018-10-15
Associação Zero satisfeita com a pasta da energia no Ministério do Ambiente
A associação ambientalista Zero congratulou-se hoje com a integração da pasta da energia no Ministério do Ambiente, considerando que esta é "o elemento mais fundamental" para a descarbonização da economia.
2018-10-15
Francesa Voltalia instala centro mundial de energia fotovoltaica no Porto
Portugal será a base da energia fotovoltaica da multinacional da área das energias renováveis, que comprou a Martifer Solar há dois anos e vai empregar 120 pessoas no centro de competências a instalar na Invicta.
2018-10-15
Governo vai rever regras do mercado grossista de eletricidade em Portugal
Na próxima cimeira luso-espanhola serão criados mecanismos comuns entre os dois países para regular o mercado e travar a escalada de preços.
2018-10-14
Seguro Sanches também sai do Governo
Jorge Seguro Sanches, o secretário de Estado da Energia, também será substituído no âmbito da remodelação que está em curso no Executivo liderado por António Costa, avança a SIC Notícias.
2018-10-13
Famílias poupam 10 euros por ano na luz com descida parcial do IVA
Em 2019, o IVA da eletricidade poderá baixar mas apenas para o termo fixo da fatura, a potência contratada. De fora fica a energia consumida.
2018-10-12
Sonae Capital estuda entrada no mercado mexicano na área da energia
A Sonae Capital está a estudar a entrada no mercado mexicano de energia, disse na quinta-feira o novo presidente executivo da empresa, Miguel Gil Mata, recusando comprometer-se com datas.
2018-10-12
Taxar as renováveis é sinal errado para investidores
O presidente da Associação Portuguesa das Energias Renováveis considera um erro taxar as energias limpas e acusa o Governo de não respeitar os acordos feitos com as empresas deste sector.
2018-10-11
Mediterrâneo é um “ponto quente” das alterações climáticas
A região do Mediterrâneo vai aquecer mais do que a média global. Conter a temperatura do planeta em 1,5 graus pode contribuir para atenuar a gravidade de alguns fenómenos, diz o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, mas o impacto do...