Produção

No período entre janeiro e novembro de 2018, a eletricidade produzida no continente teve uma repartição de 52,7 % de origem renovável, sendo os restantes 47,3% provenientes de fontes de energia fóssil, num total de eletricidade gerada de 50 530 GWh.

É visível o decréscimo da contribuição das fontes de energia fóssil para o perfil de produção face ao mês passado, impulsionado por um significativo aumento da produção eólica, quando comparado com os níveis de produção dos períodos homólogos dos anos anteriores.

De janeiro a junho de 2018, as fontes de energias renováveis representaram 38,6% (161 GWh) do total da produção elétrica da Região Autónoma da Madeira.

De janeiro a junho, as fontes de energias renováveis representaram 41,3 % (158 GWh) do total da produção elétrica da Região Autónoma dos Açores.

A maior utilização dos recursos endógenos e renováveis portugueses para a produção de eletricidade tem alterado a composição do mix de produção de eletricidade em Portugal e tem, consecutivamente, desempenhado um papel cada vez mais determinante na satisfação do consumo.