Produção

Durante os primeiros cinco meses de 2018, a quota de eletricidade renovável em Portugal Continental no total da produção (consumo + saldo exportador) foi de 64,2 % (15.172 GWh).

 

 

 

A análise da produção mensal de eletricidade, por fonte, ao longo dos últimos dois anos, permite constatar uma redução da produção das centrais renováveis no mês de maio e, consequentemente, um aumento da taxa de utilização das centrais térmicas fósseis.

De janeiro a abril de 2018, as fontes de energias renováveis representaram 41,6 % (115,1 GWh) do total da produção elétrica da Região Autónoma da Madeira.

De janeiro a abril, as fontes de energias renováveis representaram 44,6 % (111,3 GWh) do total da produção elétrica da Região Autónoma dos Açores.

A maior utilização dos recursos endógenos e renováveis portugueses para a produção de eletricidade tem alterado a composição do mix de produção de eletricidade em Portugal e tem, consecutivamente, desempenhado um papel cada vez mais determinante na satisfação do consumo.