Produção

Até ao final de julho de 2018 as fontes de energias renováveis geraram 18 982 GWh, o que equivale a 58 % do total da produção elétrica de Portugal Continental, 32 933 GWh.

A produção elétrica de Portugal Continental continua a evidenciar uma grande componente de combustíveis fósseis, gás natural e carvão, sem melhorias face aos anos anteriores e que totaliza 2 TWh por mês.

 

Este valor elevado de geração de origem fóssil é responsável pela emissão média de 1,4 milhões de toneladas de CO2 por mês, que se traduzem num elevado impacte ambiental para o país, e acarreta encargos financeiros mensais médios com importações avaliados em cerca de 60 milhões de euros. Estes encargos ficaram ainda mais agravados nos meses mais recentes pelo aumento das commodities gás natural e carvão no mercado internacional.

De janeiro a junho de 2018, as fontes de energias renováveis representaram 38,6% (161 GWh) do total da produção elétrica da Região Autónoma da Madeira.

De janeiro a junho, as fontes de energias renováveis representaram 41,3 % (158 GWh) do total da produção elétrica da Região Autónoma dos Açores.

A maior utilização dos recursos endógenos e renováveis portugueses para a produção de eletricidade tem alterado a composição do mix de produção de eletricidade em Portugal e tem, consecutivamente, desempenhado um papel cada vez mais determinante na satisfação do consumo.